15/12/2011

A importância das associações de moradores para o município

As associações de moradores brasileiras têm por objetivo “melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendo-os; organizando-os e desenvolvendo trabalho social junto aos idosos, jovens e crianças, distribuindo aos mesmos, gratuitamente, benefícios alcançados junto aos Órgãos Municipais, Estaduais, Federais e a Iniciativa Privada”.

A citação acima se encontra no estatuto social da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), de acordo com a Lei 10.406/02 sobre a implantação de um órgão como este no Brasil. O documento passa por diversos aspectos que vão desde os direitos dos associados até a dissolução da associação.

Eu já fui dirigente comunitário na AKLP, e sei da importancia de poder público e comunitário em ações conjuntas. Porem a população precisa criar abito de participar não só de reuniões ou assembléias, mas da ação coletiva orgânica de uma associação.

O paternalismo leva a falência de tal ferramenta do povo. Assim cada pessoa de ver seu papel aonde mora alem de votar em eleições de associações mais sim vivencia-la e motivar seus vizinhos afazer o mesmo.

Nenhum comentário: